Escola de Samba Corporativa

 

Paixão Pelo Resultado

Mestre Adamastor leva para dentro das corporações os conceitos de gestão de pessoas nas escola de samba.

Você já parou pra pensar que por trás da magia, sonho e encanto que são exibidos em alguns poucos minutos de desfile, existe muita paixão, dedicação, organização e criatividade? Esses são valores imprescindíveis para a realização de um dos maiores espetáculos da Terra, o CARNAVAL!
Todos estes conceitos são aplicados de forma lúdica no ambiente corporativo, através da Escola de Samba Corporativa! Uma atividade que faz analogia entre o universo do carnaval no ambiente corporativo.

Mestre Adamastor leva para dentro das corporações os conceitos das escolas de samba

Em 1994, Mestre Adamastor, já consagrado como mestre de bateria e campeão do carnaval paulista, começou a levar para dentro das empresas os conceitos de administração e gestão de pessoas, aspectos esses essenciais em uma escola se samba.
Prepare-se para mergulhar em um novo, diferente e fascinante universo no Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas.

Uma Escola de Samba Diferente

Em um auditório os participantes nem imaginam o que vai acontecer. Tudo acontece como uma grande surpresa, Mestre Adamastor é apresentado de forma simples sem revelar sua verdadeira identidade. Gradualmente ele vai conquistando os presentes, propondo uma entrega total.

Mestre Adamastor convida todos os presentes a deixarem a resistência de lado, conectando-os de um modo que todos percebam a influência de cada um em seu companheiro, conduzindo-os a uma atitude positiva, criando um ambiente de entrega e envolvimento total.

Semelhante às batidas do coração e em meio a suas palavras que tocam a alma dos presentes, uma contagem regressiva é iniciada.

Então, a bateria do Mestre Adamastor, que estava posicionada no fundo do auditório, entra tocando de forma potente, pulsante e envolvente!

Todos os participantes da Atividade Motivacional Escola de Samba são envolvidos num ambiente de descontração e alegria

 

Mestre Adamastor apresenta os instrumentos e suas funções logo em seguida são divididos os grupos

O êxtase é geral! Em cada rosto percebe-se as reações de alegria, surpresa e admiração, buscando entender o que está acontecendo e qual a relação existente entre o momento e o evento.

Uma pausa na bateria e Mestre Adamastor revela sua verdadeira identidade. Os instrumentos e suas funções dentro da bateria são apresentados um a um. Nesse instante, o Mestre trabalha no grupo valores como: “paixão pelo que se faz”, “a importância dos relacionamentos” e “o poder da influência na busca pelos resultados”.

Trabalho em equipe, garantia de sucesso!

Cada grupo recebe a orientação de monitores para aprendizado dos instrumentos.

Divididos os grupos, é hora de por a mão na massa! Cada grupo recebe o acompanhamento dos monitores em número suficiente à quantidade de participantes. Eles dão orientação e conduzem a parte de aprendizado e execução.

Colaboradores confeccionam suas próprias fantasias
A alegria é marca registrada da Escola de Samba Corporativa

Aspectos como trabalho em equipe, liderança e criatividade são fortemente trabalhados nesta etapa da atividade. Nela os participantes podem aprender a tocar um instrumento da bateria, criar fantasias, compor sambas-enredo, coordenar a harmonia, ensaiar coreografias e grito de guerra. O potencial de cada indivíduo é trabalhado, buscando a superação. O prazo curto, para realização de tarefas novas e complexas, faz com que todos trabalhem com foco e responsabilidade. A avaliação, feita com base no desempenho grupal, obriga-os a trabalhar em plena sintonia, como uma verdadeira equipe, pois se apenas um colaborador não der o melhor de si, o resultado poderá ser comprometido. Este é sem dúvida um momento de superação do indivíduo e do grupo como um todo.

Depois de aprenderem a tocar os instrumentos e e confeccionarem as fantasias chegou a hora dos colaboradores desfilarem

Trabalho feito! Chega a hora de apresentar os resultados. Agrupados em alas ou naipes de instrumentos os colaboradores agora formam uma verdadeira escola de samba. Regidos pelo apito e sob o olhar do experiente Mestre Adamastor, o time mostra o que aprendeu. Cada um faz uma pequena parte, que faz todo o sentido e diferença no resultado. Esbanjando alegria, paixão e entusiasmo, numa atitude de entrega e doação, como na avenida, fazendo o melhor em busca da nota 10.

 

Um Show de Celebração

Finalmente, Mestre Adamastor pede para que todos deixem de lado seus instrumentos para celebrar este momento com um show completo de uma escola de samba, envolvendo casal de mestre-sala e porta-bandeira, passistas, coreógrafos, destaques de luxo e até baianas. É um momento de coroação pelo objetivo conquistado, no qual todos podem festejar.

Num misto de grande alegria e satisfação cada colaborador ouve atentamente a mensagem do Mestre no momento do debriefing. Suas palavras de encorajamento, reafirmam o fato de que “com trabalho em equipe pessoas de realidades diferentes podem apresentar um resultado além das expectativas”. Nesse clima, Mestre Adamastor convida um ou mais gestores para um momento simbólico: a entrega do pavilhão (bandeira com logomarca), que para a escola de samba é o símbolo mais alto de sua representação.

Depois da atividade motivacional os colaboradores cebebram com um show de escola de samba, com casal de mestre-sala e porta-bandeira, passistas e coreógrafos.

De mãos dadas todos se comovem após o debriefing e a palavra dos gestores

Todos de mãos dadas ao alto, recebem as últimas palavras do Mestre, reafirmando o objetivo, elogiando a conquista e comprovando a capacidade individual, que somada, altera o resultado de todo o grupo.

O tempo da atividade pode ser adequado de acordo com a necessidade do cliente.

As atividades duram em média 2 horas. Entretanto, o tempo de execução é muito flexível e pode variar conforme a necessidade do cliente.

DINÂMICA ESCOLA DE SAMBA

É o treinamento mais completo e com maior grau de complexidade, ele inclui a parte conceitual (palestra, briefing e debriefing) e a parte vivencial integral, pois todos os participantes se dividirão em alas, comissão de frente, casais de mestre-sala e porta-bandeira, bateria, compositores e baianas. Esses grupos podem ser alterados de acordo com cada evento conforme a necessidade do cliente.

Neste formato os integrantes, conforme o tipo de grupo, terão a experiência de:

  • Aprender a tocar um instrumento de percussão;
  • Confeccionar sua fantasia e chapéu;
  • Compor parcialmente ou integralmente o samba enredo corporativo e interpretá-lo;
  • Ensaiar coreografias.

Após os ensaios os grupos retornam para formar e desfilar como uma escola de samba completa.

Informações

  • Para a confecção de fantasias, ofereceremos: tecidos, rendas, chapéus, adereços, placas de “vacum form”, perucas e instrumentos como tesouras e cola quente.
  • Cada equipe terá o acompanhamento de um monitor específico a sua atividade.
  • Todos os instrumentos da bateria são fornecidos pela nossa equipe pelo período necessário para aprendizado e execução.

Benefícios

  • Consciência sobre o potencial coletivo;
  • Lidar com desafios em momentos de pressão e estresse;
  • Engajamento e alta performance;
  • Criatividade e trabalho em equipe.

 

ATIVIDADE BATERIA

Este treinamento de alto impacto, inclui a parte conceitual e vivencial, na qual, todos os participantes formam uma bateria de escola de samba. Conduzidos para tocar em plena sintonia; são expostos a um alto grau de dificuldade no aprendizado do instrumento, bem como a pressão de ter que aprender, executar individualmente e em grupo um instrumento de percussão num curto espaço de tempo. Além disso o aspecto da criatividade pode ser trabalhado através da confecção de fantasias, que pode ser incluído como item adicional deste treinamento. Desta forma, além de aprender o instrumento, os colaboradores irão criar as próprias fantasias, que deverão ser harmônicas entre si.

Na Atividade Bateria Escola de Samba os integrantes irão:

  • Aprender a tocar um instrumento de percussão;
  • Confeccionar sua fantasia e chapéu (opcional);
  • Tocar em conjunto e desfilar como uma bateria de escola de samba.

Informações

  • Todos os participantes recebem instrumentos musicais e acompanhamento de monitores para o aprendizado.
  • É possível contratar a confecção de fantasias, na qual são fornecidos materiais e uma equipe para que cada colaborador se customize.
  • Pode ser aplicado em grupos com qualquer quantidade de pessoas.

Benefícios

  • Aprender sobre ritmo e harmonia no trabalho;
  • Coordenação e cooperação;
  • Alta performance em equipe;
  • Desenvolvimento de competências: atitude, determinação, crenças positivas e energia.

 

CARNAVAL CORPORATIVO

Na Vivência Carnaval Corporativo, oferecemos a possibilidade de proporcionar a sua equipe a experiência do carnaval levada ao extremo. Seus colaboradores poderão desfilar em conjunto, formando uma ala no Carnaval 2013 de São Paulo e, no sambódromo, viverão na prática não só a alegria e descontração desse momento, mas também a pressão e a responsabilidade de se atingir a excelência na avaliação final: a nota 10!

Benefícios

  • Vivência real no Sambódromo;
  • Superação de desafios;
  • Energia e total concentração;
  • Transformação do conhecimento em sabedoria.

COMPARE OS FORMATOS

Incluso Opcional Não Incluso

 

ETAPA/TREINAMENTO Dinâmica
Escola de Samba
Atividade
Bateria
Palestra
Mestre Adamastor
Carnaval
Corporativo
Quebra gelo, Introspecção e Envolvimento
Aprendizado de Instrumentos
Confecção de Fantasias
Divisão de Alas, Comissão de Frente, Compositores e Baianas
Debriefing
Show de Encerramento
Bandeira, Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira e Coreógrafos
Participar do desfile oficial das Escolas de Samba de São Paulo

Samba-Enredo Corporativo

Baseado em algumas palavras-chave, inicialmente propostas pelo cliente, bem como um breve briefing, podemos criar um samba-enredo customizado para a empresa com a temática do evento, meta da empresa, objetivos de marketing ou uma temática solicitada pelo cliente. Ele é executado pelos colaboradores; pode ser interpretado pela nossa equipe ou por um grupo de colaboradores da empresa no momento do desfile. Esta ferramenta ajuda na compreensão e memorização da mensagem, podendo ser utilizado posteriormente em convenções, reuniões e encontros. Solicite sua senha e CLIQUE AQUI ouça alguns sambas-enredo de nosso portfólio.

Pavilhão (Bandeira)

Pavilhao (bandeira) EmpresaPara o momento do show de celebração, temos a simbologia da “entrega de pavilhão”. Em uma escola de samba o símbolo máximo de sua representação é seu pavilhão, bandeira com seu brasão. No caso da empresa, confeccionamos uma bandeira como em uma escola de samba. Nosso casal de mestre-sala e porta-bandeira entra com a bandeira hasteada no mastro e, logo após o debriefing, Mestre Adamastor faz a entrega desta bandeira para um gestor da empresa.

Adereços e Matéria-Prima

Para aumentar a pressão, estimular a criatividade e o trabalho em equipe é possível utilizar uma ferramenta adicional que é a confecção de fantasias. Para tanto, levamos para a atividade diversos tipos de tecido, rendas, pedraria, lantejoulas, plumas, chapéus, placas de “vacum form”, cola, tesouras, barbantes, bem como outros itens. Com esses insumos o grupo pode customizar-se de maneira uniforme para o momento do desfile.

Camisetas

Além de dar beleza e homogeneidade, as camisetas personalizadas proporcionam mudança de ambiente através de seu impacto visual e facilitam a divisão das equipes. Por obedecer um padrão elas criam sentido de unidade e trazem consigo a mensagem de que pessoas diferentes trabalham em prol do mesmo objetivo.

Sonorização

Mestre Adamastor conta com uma infraestrutura de áudio para realização da atividade, que pode ser contratada como opcional. Esta estrutura é capaz de atender totalmente as necessidades de sonorização para realização da atividade.

Conexão Balanço

É uma opção de entretenimento pré ou pós-atividade. Trata-se de um grupo com estilo bem brasileiro que toca os clássicos do samba, samba-rock, MPB e pop nacional. O grande diferencial que pode ser incluído no grupo são os coreógrafos; dois casais que interagem com os presentes, dançando e convidando-os para a festa.

Cobertura Fotográfica

Como forma de registrar a atividade como um todo podemos oferecer também a cobertura fotográfica do evento e alguns dias depois encaminhar para o cliente um CD com as imagens em alta resolução.

Cobertura em Vídeo

Outra forma de registrar o momento é a captação de vídeo que fazemos com uma câmera, editamos e produzimos um DVD com os melhores momentos.

Máquina de Papel Picado

Com o objetivo de dar mais brilho e gerar um ambiente lúdico, temos uma máquina de papel picado com operador, que pode ser incluída na atividade principalmente no momento do desfile.

Testado e Aprovado!

A Escola de Samba Corporativa é um formato aprovado por clientes e entidades relacionadas ao treinamento e desenvolvimento humano, pois ao longo dos anos, Mestre Adamastor aperfeiçoou o treinamento tornando-o um modelo de sucesso. Cada momento da atividade é cuidadosamente pensado e elaborado a partir de embasamentos teóricos que cerceiam o campo da psicologia, recursos humanos, marketing e programação neurolinguística, extraindo resultados altíssimos dos participantes e recebendo a aprovação por parte dos contratantes. Veja alguns exemplos:
A Dinâmica Escola de Samba foi eleita mundialmente em 2010 na matriz da LG (Coréia do Sul) como o Melhor Teambuilding entre todas as atividades aplicadas na América Central e Sul. Publicado na revista institucional Pride da LG.
Escolhido como palestrante por 4 ANOS pela Comissão Científica da ABTD*, organizadora do congresso. Em 2011 recebeu a nota MÉDIA de 9,52 em todos os crirérios de avaliação (conteúdo, comunicação, metodologia e didática).

*Ass. Bras. de Treinamento e Desenvolvimento

Benefícios Imediatos e Duradouros.

A Escola de Samba Corporativa proporciona aos seus participantes uma experiência de alto impacto, na qual todos são levados a uma situação de extrema pressão e sob uma expectativa altíssima. Este momento fica impresso na memória, o que ocasiona mudança de comportamento diante dos desafios e mudanças, criando respostas mais afirmativas em momentos de grande pressão.

Todos São Bem-Vindos

A Escola de Samba Corporativa trata a perspectiva humana frente aos problemas, desafios e relacionamentos. Desta forma, qualquer pessoa pode participar, sem quaisquer restrições, inclusive crianças, idosos e portadores de necessidades especiais.

Conduzindo Ritmo e Coração

A atividade é ministrada há mais de 18 anos pelo Mestre Adamastor. Não é incomum o conflito de datas, portanto, há uma equipe de consultores que são aptos e experientes para aplicação desta atividade.

Além do consultor há uma equipe de apoio com monitores, ritmistas, coreógrafos e músicos, que possuem diversas funções nas atividades. Eles garantem o desempenho de cada colaborador individualmente.

Posso ter em minha empresa?

A Escola de Samba Corporativa pode ser customizada de acordo com o perfil da empresa, ou seja, levando-se em conta a quantidade de participantes, idade, ramo de atividade, tipo de evento, assim como demais aspectos. Isso significa que ela é completamente adequada a qualquer tipo de empresa ou evento.

Infraestrutura

Cada evento tem uma característica específica que varia principalmente de acordo com seu tamanho e objetivo. Assim, é também com a Escola de Samba Corporativa. Entretanto, as necessidades básicas são:

Microfone sem fio, microfone com fio em pedestal, caixas acústicas e mesa de som em quantidade e potência que comportem o tamanho do evento, uma entrada tipo P10 na mesa de som para conexão com o cavaquinho e retornos. Os itens de sonorização podem ser contratados como um opcional para o momento da atividade.

Como se trata de uma atividade vivencial é muito importante que haja espaços distintos para o aprendizado e ensaio, e um espaço para apresentação, e quando for o caso, desfile do grupo.

Dependendo da duração do evento e distância da cidade de São Paulo, outros dois aspectos fundamentais são o transporte e a hospedagem.

Top